https://www.maxfranco.com.br/contos/11-livros-iracema-cantos-e-contos/

11 livros: Iracema – cantos e contos

28 de setembro, 2021 - por Max Franco

Escrever nunca é tarefa fácil. E no nosso país, infelizmente, parece ser ainda mais desafiante. 
 O presente projeto, por exemplo, só foi possível de suceder em virtude da dedicação de diversos profissionais qualificados e apaixonados pela Arte. Entre essas pessoas, preciso citar Mário Alves, Manoel Rolim, Suzany Mangeth e Daniel de Sá. 
Agradeço imensamente os incentivos provenientes da Prefeitura de Fortaleza, SIL e NEGRO PICHE, além do Instituto Iracema e dos seus respectivos colaboradores.
Escrever nunca é tarefa fácil, mas seria impossível sem os suportes de gente generosa e dos entusiastas da Literatura e da Arte.
Há muito incentivo para se dedicar a outra coisa e quase nenhum para pôr as mãos na lida de manusear palavras. Michelângelo dizia que precisava tirar o anjo da pedra. Que esculpir era isso. Tirar os excessos. Libertar o anjo que está preso dentro da pedra fria. Escrever é também um esforço de pôr para fora os seus anjos. Seus anjos e demônios. 
Porque a mudez é perigosa e provoca asfixias, afogamentos e claustrofobias. Afinal, ninguém quer ser esmagado pela avalanche das palavras retidas. Escrever, portanto, é libertar os anjos que estão presos dentro das palavras.
Para tal, é sempre bom que tenhamos – nós, os operários da palavra – quaisquer motivações, apoios e mecenas. 
IRACEMA:CANTOS E CONTOS é um livro de crônicas e fotos produzidas, respectivamente, pelo escritor Max Franco e pelo fotógrafo Daniel de Sá Correia. 
Como o título expressa, é um passeio pelos cantos-lugares, pelos cantos-canções e pelos contos narrados pelo autor. 
O texto versa sobre impressões, reflexões, memórias, angústias, experiências e cismas do autor suscitadas pelo lugar Praia de Iracema e pela personagem Iracema.
Em suma, é a transcrição da relação do autor com um logradouro de afetos.