https://www.maxfranco.com.br/cronicas/o-que-dizer/
O que dizer
05 de março, 2025 - por Max Franco
O que dizer depois de tudo que já foi dito?
A verdade é que tudo realmente já foi dito, repetido, escrito, reescrito, apagado e escrito de novo. Nos doismilevintecinco, não há novidades.
Até o que era pouco dito, ou apenas sussurrado nos subterrâneos, hoje é gritado aos 4 ventos. O sujeito alardeia seu racismo, facismo, golpismo, como também sua homofobia, misoginia e xenofobia sem qualquer nota de vergonha nem disfarçatez. Todo mundo se sente autorizado a declarar o que bem quiser, não importando quem, porventura, virá a sofrer com isso.
Mas também fomos traídos pelos nossos predecessores, porque tudo, ou quase tudo, de bom e valioso, da mesma forma, foi dito e bem dito. Não concorda? Pois, qual roteiro de filme falta ser escrito? Qual peça de teatro? Qual belo poema jamais foi redigido? Qual filosofia precisa ser descrita? Qual boa história nunca foi contada? O que – por diabos – falta ser feito que tenha Arte, Beleza e Valor?
A nossa geração gastou todas as palavras corretas e, por isso, nas atualidades chafurda na pocilga das ordinárias?
Não temos mais acesso ao Belo porque exaurimos a fertilidade das palavras certas?
Teremos apenas as bibliotecas, videotecas, pinacotecas e discotecas do Passado como reais fontes de sabedoria, estética e fruição?
Ou apenas me tornei irrevogavelmente velho, ultrapassado e saudosista?
A verdade é que olho e investigo e pescruto e garimpo e prospecto e sondo tudo e vejo apenas as velhas e repisadas e requentadas cantilenas, os clichês desavergonhados, as obviedades maquiadas, os lugares-comuns disfarçados de grandes novidades… tudo tedioso e demagógico…
Diógenes procurava homens virtuosos com a sua lamparina. Eu pego o meu holofote e não encontro nem sequer uma ideia original. Tudo é mesmice e plágio.
-E por que não dizes tu algo que valha a pena ser dito, homem?
Porque Diógenes jamais me encontrou, nem encontraria…
Comentários